Categorias
AYAHUASCA DOCUMENTARIO VIDEO Xamanismo

Mitologia e Significado da Serpente

Nesse vídeo, com introdução de Daiara Tukano e narração de Ailton Krenak, uma apresentação das diversas mitologias ligadas a Serpente e nesse video podemos ver algumas mitologias das tradições Ayahuasqueiras.

 

 

SOBRE A FLECHA 1 – A SERPENTE E A CANOA

Viajamos por teorias científicas contemporâneas e memórias das culturas ancestrais.

O fio condutor deste episódio costura duas narrativas: a da canoa cobra, memória originária de povos rio negrinos, e a serpente cósmica, presente em mitos de origem de diferentes culturas, vista como a dupla hélice do DNA, código de memória presente em tudo que é vivo.

A viagem percorre uma sequência que entrelaça saberes indígenas e hipóteses científicas sobre o surgimento da Vida.

 

A narrativa dessa Flecha é baseada nos livros:

  • A Serpente cósmica, o DNA e a origem do saber, Jeremy Narby
  • Antes o mundo não existia, DESANA
  • O mundo Tukano antes dos brancos, Alvaro Tukano

Essa flecha conta com obras de vários artistas brasileiros e estrangeiros: TUNGA @institutotunga , Tarsila do Amaral, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, @jonathasdeandrade , @alexandre.vogler @e.l.i.s.a.m.e.n.d.e.s @botkay Lua Kali, Modesto Brocos, obras Huni Kuin, Pablo Amaringo, Cyprien Tokoudagba, J. Borges, Caravaggio, Mestre Didi, Fernando Lindote, Gilvan Samico, @denilsonbaniwa , @jaider_esbell , Rivane Neuenschwander, Louise Bourgeois, Sol Lewitt, Yayoi Kusama, Leandro Katz…
.
Obrigad💛 a equipe:

Direção artística, roteiro e pesquisa : Anna Dantes
Orientação e narração: Ailton Krenak
Narração introdução: Daiara Tukano
Consultoria: Jeremy Narby
Produção: Madeleine Deschamps
Edição : Elisa Mendes
Animações : Livia Serri Francoio
Trilha sonora: @lucassanttana @gil_monte_
Voz “Somos uma galáxia ambulante”: Antonio Nobre
Assistente de produção: Victoria Mouawad
Tradução: Gabriel Paixão
Legendas: Camila Albrecht
.
Obrigad💙 a comunidade Selvagem pelo lindo trabalho de divulgação e comunicação:
@llaisfurtado @crismunizaraujo @na_amarinho @danielaruiz @christinekellercomunicacao @brunaieta
—————————————————————————

SOBRE FLECHA SELVAGEM:

É um filme de quinze minutos que projeta o SELVAGEM para a linguagem audiovisual. Um sonho que @_ailtonkrenak teve para adiar o fim do mundo. Em 2021 serão lançadas 6 flechas.
É um audiovisual que não gerou imagens novas. Uma experiência fruto dos tempos que atravessamos, em que devemos aprender a lidar com a medida do possível, e mesmo assim continuar buscando a beleza.
A flecha é uma forma de propagarmos os conteúdos pelos quais versamos no SELVAGEM, um ciclo de estudos sobre a vida que abre caminhos para a coexistência de saberes tradicionais, científicos e artísticos.
As flechas são destinadas ao público geral e são também um convite para que escolas, universidades, pontos de cultura e projetos comunitários de educação acessem narrativas mais pluriversais. FLECHA SELVAGEM abre caminho para que sejam feitas novas perguntas, disponíveis gratuitamente no nosso canal YouTube com legendas em inglês.
As flechas serão acompanhadas de alguns CADERNOS SELVAGEM para download gratuito com informações complementares, propostas de atividades e ativações.
Cada flecha é composta por uma narrativa na voz do AILTON KRENAK , um roteiro escrito por ANNA DANTES , uma irradiante miríade de imagens ‘compostadas’ de diversos arquivos indígenas, artísticos e científicos, além de animações e músicas originai

Deixe um comentário