Sintomatologia psicótica e Ayahuasca

 

“Sintomatologia psicótica e Ayahuasca” é o tema do próximo ABP TV
PUBLICADO EM 15 DE DEZEMBRO DE 2016

Agentes químicos que induzem alterações na percepção, no pensamento e nas emoções são chamados de alucinógenos. Entre os alucinógenos naturais, está a ayahuasca, um chá composto por uma mistura de plantas amazônicas.

Ayahuasca é uma palavra quíchua, a língua do império inca, que significa “planta da alma”, “planta com alma”, ou “planta dos mortos”. Seu consumo é o elemento central de rituais xamânicos herdados da cultura indígena e está baseado na crença da possibilidade de experiências transcendentais e de contato com outros planos.

Estudos apontam semelhanças entre a esquizofrenia e as manifestações clínicas dos alucinógenos. Para debater a sintomatologia psicótica e o uso da ayahuasca, o ABP TV recebe os psiquiatras Analice Gigliotti e Elie Calfat. Saiba mais sobre os convidados abaixo:

– Analice Gigliotti: Médica Psiquiatra, vice-coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP, Chefe do Setor de Dependência Química e Comportamentais da Santa Casa da Misericórdia – RJ.

– Elie Calfat: Mestre em Psiquiatria pela Unifesp, Professor Instrutor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Médico Assistente e Preceptor do CAISM de Franco da Rocha- Associação Lar São Francisco; Diretor Técnico do CAISM Vila Mariana da Santa Casa de São Paulo.

http://www.abp.org.br/portal/sintomatologia-psicotica-e-ayahuasca-e-o-tema-do-proximo-abp-tv/ 

(Visited 78 times, 1 visits today)

seja o primeiro a comentar

Olá! O que vc achou? Como eu posso lhe ajudar?