Perigos da Ayahuasca – Tomei e não gostei!

“Fiquei paranoico durante semanas”

Perigos da Ayahuasca – Em geral, usuários da ayahuasca se sentem mais tranquilos, confiantes, esperançosos, e pudemos observar isso em laboratório. Eu parei de usar. Depois de dois anos no Santo Daime, tive reações durante um ritual. Tomei o chá junto com maconha, como fazia eventualmente, fiquei paranoico, e o surto durou semanas. Cheguei a pensar em suicídio. “As pessoas vão me matar para fazer um sacrifício humano, vou me matar antes”, era tudo o que eu conseguia pensar. Cheguei a me cortar durante uma cerimônia. Precisei de remédios para voltar ao normal. E depois, numa outra sessão, mesmo sem a maconha, voltei ao estado paranoico e enfrentei mais um ano de tratamento. Provavelmente foi uma predisposição minha. Pelos estudos que tenho feito, sei que casos como o meu são raros. Nem isso abala a importância da liberdade de culto.”

Rafael Guimarães dos Santos.

Especialista na farmacologia da ayahuasca

Leia mais em Globo.com

 


Perigos da Ayahuasca- O que é um Surto Psicótico?

LÉO ARTESE ENTREVISTA O DR. ELISEU LABIGALINI JR.

Entrevistei o Dr. Eliseu Labigalini Jr., Médico-psiquiatra, psicoterapeuta junguiano. Mestre em psiquiatria pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). Especialista em fármaco-dependências e membro da Doutrina Santo Daime

Léo Artése: Gostaria, antes de tudo, de lhe pedir que explicasse o surto, o que acontece nesse processo.

Dr. Eliseu: Esse termo “surto” é usado para pessoas que entram no que chamamos de “surto psicótico”. Um surto psicótico é a situação em que uma pessoa se desconecta da realidade, passando a ter alterações de pensamento e das percepções. Essa percepção alterada da realidade é o delírio, que muitas vezes no surto é persecutório, e a pessoa sente que está sendo perseguida ou ameaçada constantemente. Podem ocorrer alucinações auditivas e visuais eventualmente, por exemplo, ouvir vozes que ameaçam, que recriminam. O surto psicótico pode ser a primeira manifestação da Esquizofrenia, mas nem todo surto é necessariamente o início do processo esquizofrênico.

Há diversos tipos de surtos psicóticos. Alguns poderíamos chamar de “benignos”, que seria, por exemplo, um surto que ocorre após um estresse muito forte, então a pessoa entra no surto mas ele é passageiro. Este é um surto reativo, assim como podem ter outras pessoas que vão reagir com pânico, que está mais relacionado com a ansiedade. As reações diante de um estresse são individuais. É importante perceber que a esquizofrenia será percebida ao longo do tempo, ela é um diagnóstico clínico e depende da observação constante. No caso dos surtos se repetirem, e o diagnóstico ser esse, então a pessoa entrará em tratamento específico. Só o tempo, o tratamento e a evolução do quadro poderão confirmar a natureza de um surto e de sua possível origem.

De qualquer modo, estas pessoas que estão passando por esse momento de “surto”, são as pessoas menos indicadas a tomar a Ayahuasca. Isto ocorre porque a Ayahuasca é uma lente na sensibilidade, e então se a pessoa está vivendo uma ideação confusa, achando por exemplo que ela está sendo perseguida, ela se sentirá mais perseguida ainda, se ela estiver ouvindo vozes, irá ouvir mais vozes, e assim por diante. Conseqüentemente, ela pode colocar a sua própria vida e a de outras pessoas em risco, dependendo do grau do surto. Quanto mais grave o caso, pior é a interação com a Ayahuasca.

Leia mais em UniversoMistico.org.br

 

 

SINTOMATOLOGIA PSICÓTICA E AYAHUASCA

 

 


Repórter toma o chá do Santo Daime e tem reações impressionantes

Perigos da Ayahuasca – ‘Jamais imaginei que eu ia passar pelo que eu passei’. Luana Don tomou, pela primeira vez na vida, a bebida alucinógena e teve reações impressionantes.

 


RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO Perigos da Ayahuasca – Tomei e não gostei!

Essas são as primeiras Respostas do Questionário Perigos da Ayahuasca. A intensão de fazer esse questionário foi de poder ter um local onde pessoas pudessem compartilhar suas experiencias negativas com a Ayahuasca. Pesquisando na internet, eu não encontrei um local onde as experiencias negativas estivessem organizadas em um só local. Então, eu decidi abrir um espaço onde as pessoas pudessem compartilhar suas experiencias negativas.

Contudo, este site tem apenas o objetivo de compartilhar informações sobre a Ayahuasca e outras plantas medicinais, sejam elas positivas ou negativas. Vejo que o site seria tendencioso se ele falasse apenas das experiencias positivas. Por isso existem uma seleção de posts falando dos Perigos do Uso com a Ayahuasca.

Eu também sigo alguns grupos no Facebook, onde pessoas compartilham suas experiencias negativas e outras pessoas comentam com o objetivo de ajudar essa pessoa encontrar uma solução para sua experiência. Nesse site, infelizmente não fazemos aconselhamentos, por motivos legais de responsabilidade com a saúde das pessoas.

Agradeço imensamente as pessoas que colaboraram com essas resposta!

Desejo que essa respostas possam ajudar todas as pessoas que decidam fazer o uso da Ayahuasca!

Descreva como foi a sua experiencia? (antes, durante e/ou depois)

5 respostas
  1. eu sou a prova viva de que essa substância é capaz de desenvolver sintomas psicoticos. fui testemunha de varios surtos!
  2. Terrivel, varies miracoes ruins, umas boas tbm , o problema e que quando sai do ritual e fui embora, quando cheguei em casa quase morri, meu marido quase me levou ao medico, ainda tinha miracoes horriveis pensamentos de morte. E agora depois de uns meses estou tendo crises de panico, bunch give tanto medo, nao sei se isso e normal,mas vou procurar um medico. Alguem lose me sizer se isso e normal, you passou for isso?
  3. Me senti muito mal, parecia que eu estava morrendo. Sensação de medo muito forte. Vomitei muito, via pessoas imitando bichos e fiquei assustad. Tive muita MUITA alucinação, via palhacos vomitando arco íris. O efeito durou 24h mon meu corpo
  4. Depois me senti e estou me.sentindo mal…muita tontura, visão turva, formigento no rosto, maos e pés.
  5. passei muito mal nessa última vez me tremi td minha pressão baixou desmaiei vomitei sangue foi horrível e os efeitos do chá duraram umas 15 hrs

 

SEJA TODAS AS RESPOSTAS NO POST:

 


(Visited 903 times, 12 visits today)

seja o primeiro a comentar

Olá! O que vc achou? Como eu posso lhe ajudar?