O que é o Temazcal?

O Temazcal, também conhecido como “Tenda do Suor”, é um banho de vapor com ervas medicinais com profunda conotação espiritual.

Trata-se de um ritual que propicia a purificação dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Dentro do Temazcal, recordamos nossa natureza primordial – Filhos da Terra.

Nossos antepassados ​​construíram o temazcal para representar um útero, onde um novo ser vai se alimentar do umbigo da mãe terra.

Estes banhos, têm sido usados por diversas culturas indígenas da Mesoamérica e América do Norte com fins medicinais de desintoxicação pela transpiração e pelas infusões de ervas.

Como funciona o ritual?

O ritual inicia‐se após o aquecimento de várias pedras em uma grande fogueira.

Essas pedras são levadas para uma Tenda com forma de hemisfério. Segundo a tradição esse formato representa o “útero da Mãe-Terra” e é motivo de muita reverência, respeito e gratidão.

No interior da Tenda, os participantes entoam cantos e tocam o tambor, enquanto o condutor da cerimônia despeja água sobre as pedras incandescentes.

O vapor d’água mesclado com o perfume de ervas medicinais adicionadas a água, promovem saúde para o corpo de forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, eliminando de toxinas e estimulando o aparelho respiratório e imunológico.

A cerimônia se desenvolve através de quatro “portas” ‐ assim chamado o momento em que a porta da tenda é reaberta. Essas etapas variam de intensidade e propósito. Durante cada “porta” são transmitidos ensinamentos ancestrais acompanhados de ritmo de tambor e cantos tradicionais.

 

 

Quem pode/deve participar do ritual?

A princípio, qualquer pessoa se sinta atraído por esse tipo de trabalho.

A Tenda do Suor acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, ou celebrar e agradecer aquilo que já conseguiu realizar.

Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior.

É indicada para as pessoas que se sentem intoxicadas física, emocional ou mentalmente. Pessoas com problemas respiratórios e com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos.

 

Quais são os benefícios?

Os benefícios do Temazcal podem ser observados sob dois aspectos: promover saúde do corpo físico (mais denso) e saúde dos corpos mental, emocional e espiritual (mais sutis).

No físico, o calor e a respiração do vapor aromático fazem o corpo suar, relaxar e desintoxicar. Promove a limpeza dos sinos nasais e paranasais, alivia problemas de sinusite, catarro, asma, bronquite e enfisema. Também purifica a pele, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito relaxante, combate a insônia e integra os processos mentais. Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse.

Nos corpos mais sutis, a Tenda do Suor auxilia na nossa reconexão com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida do nosso planeta: água, terra, fogo e o ar. Entrar no espaço escuro e quente e retornar ao útero cósmico inconsciente, permite a abertura para o desconhecido. É um convite para focar nossa atenção nos “sentidos internos” e contatar nossa Essência, para integrar e alinhar as múltiplas dimensões do Ser.

 

Existe alguma contra indicação?

Desaconselhamos a participação de pessoas que: ‐ passaram por procedimentos cirúrgicos recentes; ‐ possuem problemas cardíacos; ‐ sofreram agressões na pele recentemente, como queimaduras, tatuagens, piercing etc

‐ mulheres no período menstrual. Nessa tradição, guarda‐se um respeito por esse período. É dito pelos anciões que nesses momentos, o “poder pessoal” da mulher está voltada à direção da Terra (o Temazcal tem seu sentido voltado à direção do Céu). A menstruação é, segundo esses ensinamentos, uma “cerimônia individual” de doação de seu próprio sangue pela continuidade dos ciclos da vida. Nessa condição, em respeito à “cerimônia natural” do ser feminino, pede‐se que as mulheres durante seu período menstrual não partilhem da tenda.

Assim como a sauna, o calor produzido na temazcal tem impacto no sistema circulatório. O ambiente escuro pode desencadear episódios de desequilíbrio mental em pessoas com doença mental grave.

É contra-indicado se alguma destas doenças ou alterações ocorrerem:

  • problemas cardíacos, como enfarte do miocárdio, estados de descompensação cardiovascular e sintomas de estenose;
  • problemas venosos crônicos, insuficiência venosa, síndrome pós-trombótica;
  • veias varicosas na fase aguda;
  • problemas de circulação cerebral, trombose e depois de ter sofrido infartos cerebrais;
  • pressão arterial baixa;
  • hipertensão de origem renal maior que 200 mmHg;
  • glaucoma;
  • hipertireoidismo;
  • doenças inflamatorias internas agudas, tais como hepatite e nefrite;
  • epilepsia;
  • febre;
  • os primeiros três meses de gravidez;
  • mulheres grávidas com uma história de nascimentos prematuros;
  • doenças mentais graves, como demência, psicose, esquizofrenia, paranóia, etc.

 

Referencias

http://www.tendasagrada.com.br/temazkal.html

https://es.wikipedia.org/wiki/Temazcal

 

Imagens 

https://ndmais.com.br/noticias/como-e-o-temascal-guarani-ritual-indigena-da-tenda-do-suor-aberto-na-aldeia-de-biguacu/

(Visited 18 times, 1 visits today)

seja o primeiro a comentar

Olá! O que vc achou? Como eu posso lhe ajudar?