Ayahuasca na Tradição Colombiana por Taita Bernardo Chindoy

Palestra: Ayahuasca na Tradição Colombiana por Taita Bernardo Chindoy

Palestra organizada pelo Instituto GAIA – Foz do Iguaçu e apoio do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica – UNILA e site http://sagradamedicina.com/ sobre Ayahuasca na Tradição Colombiana por Taita Bernardo Chindoy, realizada na UNILA.

Taita é o nome dado pelos povos indígenas originários da floresta colombiana ao pajé conhecedor das plantas da medicina indígena. O Taita Bernardo Chindoy é um médico tradicional do povo Kamentsá-Biya. Esse povo habita na floresta do Putumayo, no sul da Colômbia, e seu nome de origem traduz: “Pessoas de aqui, com pensamento e linguagem própria”.

Ele não teve a oportunidade frequentar a escola quando era criança. Seguiu o conhecimento da medicina tradicional da sua família. Seus irmãos também são Taitas e Maimas.

Taita vive na selva, com seus 7 filhos e 5 netos que o ajudam no trabalho e compartilham seus conhecimentos sobre agricultura, plantas medicinais, música de harmonização, cantos de cura e, o mais importante, cozinhar o Yagé.

Bernardo pertence a uma família de médicos tradicionais conhecedores das plantas medicinais por várias gerações. Ele mora permanentemente na floresta, sendo um agricultor que produz completamente as medicinas que compartilha nas suas cerimônias de sanação na floresta. Nessas cerimônias, ele usa o Yagé, harmonizando com ícaros, músicas, melodias, danças e, também, o chonduro e outros aromas naturais extraídos de plantas. 

Médico tradicional, curandeiro, guia espiritual. Em sua casa, além dos alunos e seguidores, pessoas de diferentes partes do mundo o procuram em busca de conhecimento e cura.

O Bernardo participa ativamente na preservação do acervo cultural da sua comunidade, na formação de outros taitas e em estabelecer pontes entre a sua cultura e outros povos. Nessa missão de se aproximar a outras culturas, esse ano ele tem como alvo sair pela primeira vez da floresta para compartilhar seu trabalho e conhecer povos irmãos.  

Taita Bernardo Chindoy é médico tradicional, curandeiro e guia espiritual. Administra cerimônias de Ayahuasca há 22 anos.


Zulma Copihue consagra a sagrada medicina ayahuasca, em seu contexto ritual da Amazônia Colombiana desde 2001. Como aluna e amiga de Taita Bernardo Chindoy,  está conduzindo cerimônias há 2 anos.

ZULMA COPIHUE consagra a medicina sagrada da planta mestra yagé (ayahuasca), em seu contexto ritual da Amazônia Colombiana desde 2001. Ela teve contato com diferentes comunidades indígenas em suas vivências.

Como aprendiz e seguidora do Taita Bernardo Chindoy, iniciou seu trabalho conduzindo cerimônias no centro do país há 2 anos, que também são acompanhadas pela harmonização de perfumes, limpezas e canções de cura.

Zulma conduz cerimônias em grupo com a consagração do yagé para que as pessoas encontrem o equilíbrio e harmonia, para que façam uma mudança em suas vidas e para curar, harmonizar e corrigir as relações humanas.

(Visited 54 times, 1 visits today)

Comments

comments

seja o primeiro a comentar

Olá! O que vc achou? Como eu posso lhe ajudar?