INTERAÇÃO COM ALIMENTOS
Existe uma forte sugestão para todos aqueles que vão fazer parte de uma cerimonia com a Ayahuasca devam evitar alguns alimentos.
Essa sugestão vem do fato de que os componentes químicos da Ayahuasca interagem com os componentes químicos naturais de alguns alimentos e podem levar a uma exacerbação de alguns sintomas colaterais indesejáveis.
Esse mecanismo funcionaria da seguinte maneira:
- A Ayahuasca atua nos inibidores de monoamina oxidase (IMAO). A função da monoamina oxidase é degradar monoaminas para que elas não acumulem no corpo ou que gerem efeitos indesejáveis.
- Quando a monoamina oxidase é inibida, acumula-se mais monoaminas no corpo. As monoaminas endógenas são os neurotransmissores e/ou hormônios dopamina, serotonina, noradrenalina e adrenalina.
- Caso a pessoa consuma alimentos ricos em monoamina e isso leve a um grande aumento nos níveis de monoamina na pessoa, teoricamente poderia se levar a uma crise hipertensiva.
- Os sintomas incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos, sudorese, aumento da frequência cardíaca, dilatação das pupilas e, muito raramente, hemorragia cerebral e morte.
- As monoaminas são naturalmente encontradas em vários alimentos na forma de Tiramina
- Os inibidores de monoamina oxidase (IMAO) presentes na Ayahuasca são de curta duração, reversíveis e desaparecem do corpo muito rapidamente.
- Portanto, quando se toma Ayahuasca é menos provável que os níveis de tiramina vão acumular perigosamente, porém é mais seguro evitar os alimentos com elevadas concentrações de tiramina durante pelo menos 12 horas antes e 12 horas depois da de se tomar Ayahuasca.
- Fatores metabólicos e bioquímicos são muito diferentes entre pessoas e podem produzir diferentes interações na toxicologia de Ayahuasca. Durante a cerimonia a qualidade da Ayahuasca, quantidade, freqüência e duração da administração da cerimonia também influenciam da vivencia e na possibilidade de gerarem efeitos indesejáveis.
ADVERTÊNCIA: Muitos antidepressivos prescritos com IMAO são de maior duração e tem efeitos irreversíveis, por isso é importante que caso você esteja fazendo uso de antidepressivos, consultar o seu médico ou o responsável pela cerimonia para saber se você esta apto a participar da cerimonia com Ayahuasca.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS ANTES DO USO DA AYAHUASCA
Por isso, nas tradições xamãs, observa-se uma dieta especial ou jejum nos dias ou horas antes da ingestão da ayahuasca. É aconselhável seguir esta tradição.
Um fator a ser considerado é a obrigatoriedade de se consumir o chá com estômago vazio e ingerir somente alimentos leves nas semanas antecedentes à utilização. Portanto, alimentos que possuem tiramina devem ser evitados antes da utilização do chá. As razões pelas quais alguns indivíduos apresentam distúrbios eméticos e outros não, permanecem obscuras.
Ayahuasca: uma abordagem toxicológica do uso ritualístico.
Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2005, vol.32, n.6, pp. 310-318.
VOMITO DURANTE A CERIMONIA COM AYAHUASCA
Os grupos religiosos, defendem que a bebida não é prejudicial à saúde digestiva, pois, em sua visão, os vômitos atuam como instrumento de purificação e limpeza das impurezas físicas e espirituais presentes no organismo. Sabe-se que diversas condições clínicas e digestivas podem eliciar o vômito.
Observe-se que um dos nomes da bebida ayahuasca no Peru e outras regiões da América do Sul é “la purga”.
O vomito também é uma forma de proteção do corpo para remover o excesso de substância caso o o participante tenha consumido uma quandidade maior que sua capacidade de absorção.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
Fonte: www.ayahuasca.com
- Carne que não é fresca, especialmente fígado (carne fresca e fígado fresco são seguros)
- Bolonha, pepperoni, salame, carne enlatada, salsicha, cachorros-quentes, quaisquer carnes curadas
- Defumados, fermentados, conservas, peixe seco, salmão defumado; qualquer peixe que não é fresco
- Sopas enlatadas, ou sopas feitas com extratos protéicos ou bouillon
- Molhos e alimentos feitos com extratos de carne
- Pasta de camarão
- Extractos proteicos
- Proteína líquida ou em pó suplementos alimentares
- Suplemento com claras de ovos
- Molho de soja
- Tofu fermentado, queijo de soja fermentado, pasta de soja fermentada, sopa de misso (queijo de soja fermentado)
- Molho Teriyaki
- Algas secas – em grandes quantidades
- Queijos, queijos especialmente curtidos (queijo ricota, queijo cottage e cream cheese são seguros)
- Os produtos lácteos que estão próximos da data de vencimento (iogurte fresco é seguro)
- Amendoins – em grandes quantidades
- Farinha desengordurada de amendoim
- Castanha do Brasil – em grandes quantidades
Bolo de frutas e frutas cristalizadas - Frutas secas, como passas e ameixas secas
- Cranberries
- Favas (fava e feijão-de-lima) – em grandes quantidades
- Framboesas – em grandes quantidades
- Azeitonas (a menos que você pode obter os frescos)
- Frutas maduras, especialmente bananas (bananas que não são maduras demais e muitas vezes são consumidos em torno de cerimônias Ayahuasca na Amazônia)
- Cascas de banana
- Os abacates que são muito macio ou madura.
- Guacamole deve ser evitada
- Coco e óleo de coco – em grandes quantidades (suco de coco ou leite de coco é seguro)
- Salsa – em grandes quantidades
- Chocolate, chocolate escuro especialmente – em grandes quantidades
- Levedura de cerveja, suplementos vitamínicos levedura, extractos de levedura, alimentos com fermento
- Vinho Tinto, especialmente Chianti; xerez, vermute, champanhe, conhaque; cervejas; uísque e licores, como Drambuie e Chartreuse
- A cafeína em grandes quantidades (nota: em alguns poucos indivíduos, pode haver uma interacção grave mesmo com pequenas quantidades de cafeína)
- Aspartame (Nutrasweet)
- Glutamato monossódico (MSG)
- Noz-moscada
Medicamentos contra-indicados com uso da Ayahuasca
Consideramos ser contra-indicado o uso da Ayahuasca para pessoas com personalidades esquizóides e pré-psicóticas; neuróticos com instabilidade de identidade e níveis altos de ansiedade (síndrome do pânico).
Desde da década de 1960, época da descobertas de alguns antidepressivos e dos agentes inibidores da monoamina oxidase sabe-se que a utilização concomitante dessas substâncias deve ser contra-indicada.
Aconselhamos os interessados a buscar referências na literatura especializada ou entrar em contato conosco para mais detalhes. Assim consideramos como contra-indicado o uso da Ayahuasca para os usuários de drogas e medicamentos psico-ativos listados a seguir – a não ser após três semanas de suspensão da medicação – como:
Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina como: Fluoxetina (Prozac e outros); Citalopram (cipramil, Denyl); Paroxetina (Aropax, Ce-brilin, Pondera); Sertralina (Novativ, Sercerin);
Antidepressivos tricíclicos como: Imipramina (Tofranil); Desipramina (Norpra-mina); Clomipramina (Anafranil);
Antidepressivos de efeito dual ou complexo como: Venlafaxina (Efexor);
Substancia de mecanismo de ação não muito bem estabelecido como: Lítio (Carboclim, litiocar, Neurolithium);
Inibidores da Monamia Oxidade como: Tranilcipromina (Parnate, Stelapar); Fenelzina (Nardil).
Por conta dos seus efeitos hipertensivos, eliminamos também os candidatos em uso de psico-estimulantes como Ritalina.
O bom senso indica que enquanto não se sabe ao certo os efeitos específicos de cada uma das substâncias citadas em relação às dosagens habituais de DMT e agentes inibidores da monoamina oxidase tipicamente contida no chá, não se deve incentivar o uso da Ayahuasca em pessoas usuárias dessas medicações.
Além desses, existem outros antidepressivos não tão específicos em relação à serotonina quanto o Prozac, mas que também seria importante para a pessoa passar por algum tipo de avaliação antes de tomar o Daime – para podermos conversar sobre isso com o médico que a estiver acompanhando.
É o caso de antidepressivos mais modernos – como a sertralina e a paroxetina. Eles não desencadeiam nenhum problema, mas o ideal seria a pessoa parar de usar tal medicação no mínimo uma semana (7 dias) antes de participar do trabalho – ou procurar uma orientação médica, na igreja ou em outro lugar, para saber qual o melhor encaminhamento.
Ela pode, inclusive, voltar a tomar a medicação no dia seguinte ao trabalho: o importante é evitar tomar junto com o Daime. Já vimos casos em que a pessoa tomou um desses remédios e não aconteceu nada – mas é uma informação médica que sai em todos os artigos publicados sobre o tema e um cuidado a ser tomado, principalmente com o Prozac.
Saiba mais sobre os Perigos da Ayahuasca:
Clique aqui
da hora, só poderia dar umas duas ou três sugestões do que se pode comer?!
Ahooo Gustiello! Gratidão pela sugestão!
Vou escrever algo sobre isso!
Abcs!
Muito obrigada por compartilhar! Por duas vezes logo no fim dos rituais, tive fortes crises hipertensivas! E de fato pequei na alimentaçao pré ritual. Tomarei maiores cuidados! Gratidao!
Oi Camila, a Ayahuasca também afeta o sistema cardiaco, não sei se você tem alguma limitação ou histórico familiar, mas é muito importante que você consulte seu médico para saber se esta tudo OK. Assim todos nós podemos vivenciar com mais alegria e segurança essa medicina sagrada! Ahooo